Subscribe:

Ads 468x60px

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Os filhos de Maria

Os protestantes em geral, não sei por qual razão, embora possa desconfiar, insistem em dar a Maria, mãe de nosso Salvador, outros filhos além de Jesus. Usam como argumento o versículo abaixo. Vamos examinar a questão um pouco mais demoradamente e demonstrar que os tais filhos eram - sem qualquer sombra de dúvidas - PRIMOS  de Jesus, não seus irmãos.

Mateus 13, 55-56 "Não é ele o filho do carpinteiro? Não se chama a mãe dele Maria e os seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E as suas irmãs não vivem todas entre nós?"

Galatas 1, 18-19 "Em seguida, após três anos, subi a Jerusalém para avistar-me com Cefas e fiquei com ele quinze dias. Não vi nenhum apóstolo, mas somente Tiago, o irmão do Senhor."

Sobre os doze apóstolos, no entanto, podemos encontrar uma dificuldade de entender essas passagens pois como fala Mateus 10, 2-4, haviam dois Tiagos. Um destes era filho de Zebedeu assim como seu irmão João. O outro era Tiago, filho de Alfeu. Em Lucas 6, 13-16 temos ainda um outro complicador pois quando se fala em Judas [o que não era Iscariot] é dito que o mesmo "era de" Tiago [o que poderia ser irmão ou pai de Tiago]. No entanto, o próprio Judas em sua epístola se diz irmão de Tiago (cf. Jd 1,1).

Na Bíblia de Jerusalém temos o seguinte comentário sobre a passagem em Mateus 10, 2-4:

"A lista dos doze apóstolos (cf. Mc 3, 14+ e Lc 6,13+) chegou a nós sob quatro formas diferentes, a saber: de Mt, Mc, Lc e At. Divide-se sempre em três grupos de quatro nomes, sendo o primeiro de cada lista sempre o mesmo em todas elas: Pedro, Filipe e Tiago, filho de Alfeu. A ordem pode variar no interior de cada grupo, o dos discípulos mais ligados a Jesus, Mt e Lc colocam juntos os irmãos Pedro e André e os irmãos Tiago e João, enquanto em Mc e At André passa para o quarto lugar, para dar lugar aos filhos de Zebedeu que, juntamente com Pedro, se tornaram os três íntimos do senhor (cf. Mc 5, 37+). Ainda mais tarde, já em At, Tiago, filho de Zebedeu, cederá o seu lugar a seu irmão mais moço, João, que se tornou mais importante (cf. At 1,13; 12,2+ e já Lc 8,51+;9,28).

Fica bem claro a partir dessas passagens que Tiago, filho de Zebedeu era sempre um dos 4 preferidos de Jesus. No entanto, seria este Tiago aquele que exerceria uma função proeminente de liderança nas primeiras comunidades cristãs? Em Atos 12,2 é dito que Herodes o mandou matar à espada. Logo não seria este certamente o Tiago, irmão do Senhor como o coloca Paulo em Galatas, pos logo em At 12, 17, Tiago é citado vivo e chefiará a igreja cristã em Jerusalém após a partida de Pedro. Seria este Tiago, no entanto, o filho de Alfeu?

Lembrando mais uma vez — Haviam dois Tiagos nos discípulos de Jesus. Um deles era o Zebedeu que era irmão de João. O outro era o filho de Alfeu, irmão de Judas Tadeu. Destes dois, o Zebedeu junto com seu irmão João faziam parte dos 4 discípulos mais queridos de Jesus. Quanto à correlação entre o Tiago Zebedeu e Tiago irmão do senhor, descartamos a hipótese, pois este morreu por ordem de Herodes. Restaria o Alfeu irmão de Judas Tadeu.

Na passagem em Mateus 13, 55-56, é dito que os irmãos de Jesus eram Tiago, José, Simão e Judas. De fato, temos aqui uma relação de parentesco entre um Tiago e um Judas. Para complicar temos a seguinte passagem em Mt 27, 55-56: "Estavam ali muitas mulheres, olhando de longe. Haviam acompanhado Jesus desde a Galiléia, a servi-lo. Entre elas, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu."

Temos agora uma Maria mãe de Tiago e de José. Marcos 15, 40 confirma essa passagem falando de uma Maria mãe de Tiago, o menor e de Joset Mc 15, 40: "Achavam-se ali tambem umas mulheres observando de longe. Entre as quais Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago Menor e de Jose', e Salome'...". No entanto, em Jo 19, 25 é dito "Perto da Cruz de Jesus, permaneciam de pé a sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena".

3 mulheres estavam junto ao calvário:
em Mateus ---- Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e de José e a mãe dos filhos de Zebedeu
em Marcos ---- Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago Menor e de José e Salomé
em João ---- Maria Madalena, Maria [mãe de Jesus] e Maria [mulher de Clopas e tia de Jesus]


Maria Madalena consta nos 3 evangelistas, por isso vamos retirá-la da análise. Assim, temos agora:
em Mateus ---- Maria [mãe de Tiago e de José] e a mãe dos filhos de Zebedeu
em Marcos ---- Maria [mãe de Tiago Menor e de José] e Salomé
em João ---- Maria [mãe de Jesus] e Maria [mulher de Clopas e tia de Jesus]


Agora temos um problema sério. Seria essa Maria [tia de Jesus] a mãe dos filhos de Zebedeu [Tiago e João] ou a mãe de Tiago e de José? Salomé, a mãe dos filhos de Zebedeu e Maria [mulher de Clofas e tia de Jesus] seriam a mesma pessoa? Seria então Maria [mãe de Jesus] a mesma Maria [mãe de Tiago e de José] confirmando a passagem em Mt 13, 55-56? É dito que Clofas ou Cleofas é uma tradução alternativa para o nome Alfeu. Sendo assim essa segunda Maria seria a mãe de Tiago, José e também Judas Tadeu, casada com Alfeu [Clofas]. Mas nos restam agora 3 figuras: Maria [Mãe de Jesus], Salomé e a mãe dos filhos de Zebedeu.

Retomando o fio de nossa análise anterior temos uma Maria que é mãe de José e de Tiago [que é irmão de Judas Tadeu]. Sabemos também que Alfeu é pai deste Tiago e de Judas Tadeu. Podemos presumir que também este Alfeu seja pai de Joset. Mas como fica então a passagem em Mt 13, 55-56 quando fala de Jesus:

"... Não se chama a mãe dele Maria?"

Ora, uma coisa é dizer que Tiago, José, Simão e Judas sejam parentes [primos, talvez] de Jesus, mas é afirmado que a mãe de Jesus se chama Maria e logo após se fala em irmãos. Dentre os 4 nomes citados, descobrimos que pelo menos 3 destes são filhos de uma Maria que estava junto ao calvário e que dois destes são filhos de um Alfeu.

Haveria um terceiro Tiago no meio disso tudo? 
Resta-nos então perguntarmos sobre Simão? Teríamos alguma menção sobre ele?

Sim.

"Após o martírio de Tiago e a destruição de Jerusalém, ocorrida logo depois, conta-se que os sobreviventes dos apóstolos e dos discípulos do Senhor vindos de todas as partes se congregaram e com os consanguíneos do Senhor — havia um grande número deles ainda vivos — reuniram-se em conselho para verificar quem julgariam digno de suceder a Tiago. Todos unanimemente consideraram idôneo para ocupar a sede desta Igreja Simeão, filho de Cléofas, de quem se faz memória no livro do Evangelho. Diz-se que era PRIMO do Salvador."

Eusébio de Cesaréia. História Eclesiástica. Cap. 3-11.


Pois é isso:

Acabamos de descobrir agora os 4 PRIMOS de Jesus. 

0 comentários: