terça-feira, 8 de novembro de 2011
Constantino e a Igreja Católica
Os protestantes, evangélicos, pentecostais, neo-petencostais e variantes, têm uma predileção especial pela afirmação: "a Igreja Católica foi fundada por Constantino". Afirmação destituída de qualquer sentido histórico.
A igreja Católica já existia antes de Constantino, com seus Bispos, diaconos, presbiteros, liturgias, igrejas e... como não? Disputas internas.
Vamos ver o que Eusébio de Cesaréia nos relata sobre a Igreja no período anterior à grande perseguição de Dioclesiano em 303 d.C. [Para consulta rápida clique aqui] (ou seja, em um Período que vai entre 25 a 50 anos antes de Constantino e Nicéia):
“Notava-se também o acolhimento que recebiam os chefes de cada Igreja por parte de todos os chefes de cada Igreja da parte de todos os procuradores e governadores.
Eusébio descrever as inúmeras assembléias e a multidão das reuniões em cada cidade e os notáveis concursos de povo nas casas de oração (Igrejas).
Por este motivo, não bastavam mais as construções antigas, em cada cidade, elevavam-se espaçosas e amplas igrejas.” [CESARÉIA, Eusébio de. História Eclesiástica. (Livro 8, Cap. I, § 5)]
“Inveja alguma impedia esse progresso no decurso do tempo BEM COMO AUMENTO DIÁRIO DA GRANDEZA, nem conjurações humanas os entravavam, nenhum demônio maligno era capaz de exercer seus malefícios em contrário, pois a mão divina e celeste envolvia e protegia seu povo, que aliás bem o merecia.” [CESARÉIA, Eusébio de. História Eclesiástica. (Livro 8, Cap. I, § 6)]
Igreja, como é facil notar, já tinha "poder", era acolhida por procuradores e governadores, as construções simplórias e as reuniões familiares já haviam sido substituidas por amplas Igrejas há praticamente meio século ou mais antes de Constantino. Como algo que não existia - antes de Constantino - poderia experimentar "aumento diário da grandeza", nas palavras de Eusébio?
Marcadores:
bispos,
constantino,
eusébio,
igreja catolica,
petencostais,
protestantes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário